Nascido numa pequena cidade do Paraná, Sertaneja, próximo de Londrina, foi em Londrina, através do Movimento Estudantil Secundarista que começa a participar de atividades culturais. Lá em plena, ditadura militar, foi obrigado a abandonar o curso de direito e aproveita um concurso do Banco do Brasil para trabalhar em São Paulo e de lá se mudar para o Rio de Janeiro. Seu envolvimento com cinema começa em 1974, na Jornada de Curta-Metragem da Bahia, quando participa com o filme “Pré-Estreia”, em Super8. Lá, assiste uma palestra do Paulo Emílio Salles Gomes e volta para o Rio militante epidérmico do Cinema Brasileiro.

Desde então sua atividade cinematográfica confunde-se com sua militância na ABD-Associação Brasileira de Documentaristas onde ocupa diversos cargos, chegando à presidência em 1984/85, e tornando-se membro do Conselho Consultivo da Embrafilme em 1986. Participa também da Corcina – Cooperativa dos Realizadores Cinematográficos Autônomos, de 1980 a 1982. Produz diversos filmes nos anos 1970/80 enquanto forma-se em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da UFRJ, 1976/80.

Em 1991, deixa o cinema para concluir o Mestrado em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da UFRJ – 1983/92. Trabalha na área de Marketing do Banco do Brasil em Brasília. Uma guinada de 180 graus na sua vida que o obriga a um distanciamento do fazer e militar no cinema. Começa aos poucos a retomar seu contato com o cinema, mas agora como um observador atento e crítico e como um caçador de oportunidades de negócio.

Filmografia

. Pré-Estréia (1974) – curta-metragem, Super 8, “que tinha um texto bem panfletário que falava bem da realidade, você pegava esse papel picado de fim de ano e mostrava isso mas mostrava o quanto tinha essa festa da economia brasileira, esquecia que tinha uma miséria no país e tal era uma coisa bem assim, bem panfletária mesmo”. 

. Destituição Cerebral (1977) – média-metragem,16mm, fotografia de José Carlos Avellar, filme realizado a partir de fotos do suicídio de um operário que reconstituído pelo roteiro, com entrevistas e narração de Álvaro Freire. Ganha, juntamente com Choque Cultural de Zelito Vianna o prêmio de melhor filme em 16 mm do Festival de Brasília de 77.

. Eunice, Clarice, Thereza (1979) – documentário, curta-metragem, 16mm. Melhor Filme no Festival do Curta-Metragem Jornal do Brasil/Shell.

. Mutirão (1980) – 16mm, documentário sobre os movimentos sociais da região de Pendotiba, flagrando a união das associações da região na UNAMP – União de Associações dos Moradores de Pendotiba, Piratininga e Itaipu, financiado por Chico Buarque de Holanda. Melhor direção de filme em 16mm no Festival do Filme de Curta Metragem de Niterói, 1982

. Chico Caruso (1984) – filme bem-humorado sobre o cartunista atuante na imprensa carioca, charges animadas por Still. Melhor Roteiro do Festival de Cinema de Caxambu (MG) 1984, e melhor filme de curta metragem – Juri Popular do Rio Cine Festival, 1985.

. Warchavchik (1986) – média-metragem, 35mm.

. Anastácia, Escrava e Santa (1987) – documentário realizado para o ISER- Instituto de Estudos Religiosos.

. Os Donos da Terra (1988) – documentário, 16mm, sobre a questão agrária no Brasil, com participação de Antonio Callado como personagem narrador, para o Programa de Cooperação Técnica Brasil/ Alemanha coordenado pela GTZ, 1988.

. Café Soçaite (1988) – ensaio cômico/experimental sobre a Constituinte.

Entrevista 06/05/2005

Imprensa

Texto do diretor sobre o filme Eunice, Clarice, Thereza.

Transcrição da entrevista